Você já se deparou com momentos em que parece que tudo está desabando em sua empresa? Processos arcaicos, dificuldades na tomada de decisões, falta de informações de qualidade e um crescimento cada vez mais distante podem afetar seus objetivos estratégicos.
Agora, vamos listar alguns sinais de atenção que toda empresa deve considerar para alcançar um crescimento saudável e sucesso nos negócios.
No ramo empresarial, um dos primeiros aspectos a se observar é o setor comercial. A primeira venda até acontece, mas depois os clientes parecem desaparecer, aumentando a pressão da equipe em captar mais leads. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Business Insights, 80% das empresas relatam dificuldades em manter clientes satisfeitos e fidelizados devido à falta de suporte tecnológico adequado.
Muitas planilhas e papéis para analisar:
No final do mês, os setores da empresa e suas equipes precisam dedicar tempo e esforço para conferir planilhas, lançar dados e verificar informações para entregar aos administradores. Esse trabalho cansativo consome um tempo considerável do setor administrativo. Muitas vezes, o gestor desiste de conferir as informações a fundo devido às falhas no cruzamento de dados. Se você precisa acionar vários departamentos para gerar relatórios e seus funcionários levam tempo para entregar as informações solicitadas, é hora de concentrar tudo em um único sistema de gestão.
Perda do controle de estoque:
Ao realizar um inventário manual do estoque, é possível descobrir que a quantidade e a variedade de itens disponíveis não batem com sua planilha. Isso desencadeia uma longa busca para descobrir onde ocorreu o erro. Será que alguém esqueceu de lançar informações na planilha? Ou as fórmulas de cálculo automático têm erros graves? Ou talvez os dados informados nunca tenham correspondido ao estoque físico? Muitas vezes, falta mercadoria para vender ou sobram itens que não têm saída, e quase ninguém percebe. Isso é um sintoma da falta de automação no controle de estoque.
A empresa cresceu, mas seus funcionários não:
Quando seu negócio começa a decolar, é importante observar se as pessoas continuam fazendo as mesmas tarefas da mesma maneira. A organização interna da empresa precisa acompanhar as mudanças. Por exemplo, se você tem mais pessoas no atendimento do que em campo vendendo, isso indica um aumento na demanda e que muitos funcionários estão inserindo pedidos no sistema, processando o faturamento, gerando notas fiscais e enviando ou entregando mercadorias. Então, é hora de automatizar a parte burocrática da empresa com um sistema de gestão e investir em mais vendedores.
Falta de planejamento:
Você deseja prever as vendas do próximo trimestre, planejar os investimentos dos próximos seis meses, mas não possui informações suficientes para isso? Como planejar o futuro sem conseguir comparar as informações do passado? Esse é mais um sinal de que você precisa de um sistema de gestão. Além de arquivar informações estratégicas para a gestão do seu negócio, o Sistema de Gestão também é capaz de fazer projeções com base nos relatórios gerenciais da sua empresa. Tudo isso é possível graças à integração e automação de todos os setores, garantindo que eles trabalhem em perfeito alinhamento.
Dificuldade na busca de informações:
Outro sinal de que sua empresa precisa urgentemente de um Sistema de gestão é o uso de controles descentralizados, que dificultam o acesso a informações importantes sobre o negócio. Se você possui uma planilha para cada assunto e não consegue confrontar os dados para visualizar o cenário completo em que sua empresa está inserida, está na hora de considerar a integração para melhorar sua capacidade de gestão. E um sistema ERP é ideal para isso!
Conclusão:
Processos burocráticos e falta de informação no momento certo comprometem a produtividade da sua equipe e tornam a empresa lenta em relação às respostas ao mercado. Já imaginou perder oportunidades de venda porque sua equipe de vendas demora para dar retorno aos cliente
Para aproveitar cada oportunidade de crescimento, você precisa ser ágil e eficiente. Isso pode ser conquistado com um sistema de gestão que otimize os processos, facilite o fluxo de informações e libere as pessoas para se concentrarem no estratégico, em vez do operacional.